Notícias Apormar - 24 maio 2021

SUMÁRIO: Escola da Ferrovia e Escola do Oceano; AmaWaterways retoma em julho; Viking Cruises retoma em julho; Banda de executivos marítimos; Futuro negro para navios poluentes; O impacto das suas viagens; Porto de Barcelona mais digital; Cruzeiros recomeçam no Reino Unido; Gibraltar reabre para cruzeiros; Grécia já recebe navios de cruzeiros; Portugal autoriza cruzeiros; Economia azul no Jornal de Negócios; London Shipping Week; Polegares.

apormar 800x550 90.png

Escola da Ferrovia e Escola do Oceano

Portugal vai ter uma escola dedicada à ferrovia no próximo ano letivo. A partir de setembro, começa o primeiro curso. A Universidade do Porto tem o papel principal no projeto, através das faculdades de Engenharia, Economia e Direito.

O curso vai incluir formação em ambiente de trabalho e preparar os estudantes para se juntarem a empresas do setor. Após conclusão, os alunos poderão especializar-se no ensino politécnico ou licenciarem-se no sistema público. Está em estudo a criação de um mestrado que poderá incluir formação no estrangeiro.

Um modelo a copiar para uma futura Escola do Oceano em Portugal, pensada de raiz para servir as empresas e as pessoas, apoiando as atividades tradicionais e emergentes da economia do mar.

AmaWaterways retoma em julho

A companhia de cruzeiros em rio AmaWaterways retoma atividade em vários pontos da Europa no início de julho. Portugal está incluído, com viagens a iniciar no dia 3.

Viking Cruises retoma em julho

Também a companhia Viking vai retomar a atividade de cruzeiros em rio mas apenas para passageiros vacinados, tal como exige nos navios de cruzeiros em oceano.

Banda de executivos marítimos

A indústria de transporte marítimo não para de surpreender. Uma banda formada por executivos de companhias marítimas vai estrear no evento Nor-Shipping, já em junho.

Futuro negro para navios poluentes

O Banco de Desenvolvimento do Japão aderiu aos Princípios Poseidon, a iniciativa bancária global que visa acelerar a descarbonização da indústria do transporte marítimo.

O impacto das suas viagens

A retoma das viagens está gradualmente a tornar-se realidade. Face às alterações climáticas, é uma boa altura para planear viagens com menos emissões de CO2.

Porto de Barcelona mais digital

O porto de Barcelona vai integrar o Portic com o TradeLens, a plataforma de logística digital com tecnologia blockchain, desenvolvida em conjunto pela AP Moller Maersk e IBM.

Cruzeiros recomeçam no Reino Unido

O navio MSC Virtuosa já iniciou as viagens de cruzeiros no Reino Unido, abrindo caminho a 16 companhias e 21 navios que vão operar este verão nas Ilhas Britânicas.

Gibraltar reabre para cruzeiros

Com toda a população vacinada, Gibraltar é um dos locais mais seguros do mundo em termos de pandemia. Faz sentido abrir o país aos passageiros e tripulações de cruzeiros.

Grécia já recebe navios de cruzeiros

A Grécia abriu recentemente os portos a navios de cruzeiros e já recebeu a primeira visita - o navio Costa Luminosa da Costa Crociere. A bordo, 600 turistas alemães, franceses e italianos.

Portugal autoriza cruzeiros

O embarque e desembarque nos portos portugueses passou a ser permitido em navios de cruzeiro com passageiros internacionais, sendo também permitidas visitas em terra.

Economia azul no Jornal de Negócios

O Jornal de Negócios aderiu à celebração do Dia Europeu do Mar, publicando um valioso suplemento com oito páginas, dedicado em exclusivo à economia do mar e à economia azul.

London Shipping Week

Os grandes eventos regressam em força. O London Shipping Week está confirmado para os dias 13 a 17 de setembro, no modelo presencial e com gente de todo o mundo.

Polegares

"A melhor maneira de enfrentar o futuro é fazer parte dele."

― Máximo Pacheco