Notícias Apormar - 17 maio 2021
/SUMÁRIO: Navios parcialmente autónomos são realidade; Formação Trabalhar num Navio esgotada; Bridge Watchkeeping (3ª edição); Formação gratuita sobre navios; Dia Europeu do Mar 2021; Projeto MAGPIE: sMArt Green Ports; Mais uma companhia de cruzeiros; Portos franceses abrem a cruzeiros; Prioridade na vacinação para marítimos; Hidrogénio verde conquista portos; Energia solar offshore é realidade; Maior navio hospital chega em 2022; Viking Venus estreia dia 22 de maio; World Cruise Industry Review; Polegares.
Navios parcialmente autónomos são realidade
Os navios parcialmente autónomos são já uma realidade e caminhamos para soluções cada vez mais automatizadas, mais inteligentes, mais seguras, mais eficientes e menos poluentes.
O futuro está a acontecer - não de forma disruptiva, mas antes de forma incremental. Já existem navios que atracam de forma autónoma; já existem navios que navegam de forma autónoma. Por enquanto, todos eles são tripulados. Mas o objetivo é claro, embora ainda distante: autonomia total.
Muitos postos de trabalho a bordo vão desaparecer; mas vão surgir muitos mais, novos, inesperados, diferentes e exigentes. Qualificação é a palavra chave para manter a cabeça fora de água. A melhor maneira de enfrentar o futuro é fazer parte dele.
Formação Trabalhar num Navio esgotada
A Formação Trabalhar num Navio agendada para dia 20 de maio está já esgotada. Irá ser realizada nova ação no dia 17 de junho, estando ainda disponíveis 4 lugares.
Bridge Watchkeeping (3ª edição)
Publicada pelo The Nautical Institute no dia 13 de maio, a nova edição do livro Bridge Watchkeeping é essencial para os praticantes e oficiais pilotos em início de carreira.
Formação gratuita sobre navios
Existe muita curiosidade sobre a pegada ambiental do transporte marítimo. O curso "Energy Efficient Ship Operation" oferece respostas de forma acessível a todos.
Dia Europeu do Mar 2021
O Dia Europeu do Mar celebra-se anualmente a 20 de maio, com o objetivo de consciencializar para oportunidades e desafios que o mar traz, destacando a importância da preservação ambiental e da biodiversidade do oceano.
Projeto MAGPIE: sMArt Green Ports
O projeto assenta na exploração de novos combustíveis e na digitalização e automação, como forma de promover a sustentabilidade, tornando os portos mais verdes.
Mais uma companhia de cruzeiros
Nasceu uma nova companhia de cruzeiros com base no Reino Unido. Chama-se Ambassador Cruise Line e vai iniciar atividade com o navio Ambience, já em 2022.
Portos franceses abrem a cruzeiros
França estará pronta para receber navios de cruzeiros que façam escala ou embarque/desembarque de passageiros, franceses ou estrangeiros, a partir de 30 de junho.
Prioridade na vacinação para marítimos
O governo francês anunciou que os marítimos franceses receberão acesso prioritário às vacinas Covid-19. Estão em causa cerca de 35 000 pessoas que trabalham a bordo.
Hidrogénio verde conquista portos
O Porto de Corpus Christi, um dos principais portos dos EUA, revelou planos para desenvolver infraestrutura de energia renovável e apoiar a produção de hidrogénio verde.
Energia solar offshore é realidade
A SolarDuck, uma empresa dos Países Baixos, lançou o seu primeiro projeto de energia solar flutuante ao largo, defendendo várias vantagens sobre a energia eólica.
Maior navio hospital chega em 2022
O navio está equipado com seis salas de cirurgia, 200 camas hospitalares, além de um laboratório, uma clínica médica, e uma clínica especializada em oftalmologia e odontologia.
Viking Venus estreia dia 22 de maio
O novo navio da Viking Cruises vai iniciar atividade no Reino Unido, já no dia 22 de maio, marcando o regresso da companhia à atividade. Só para passageiros vacinados.
World Cruise Industry Review
A última edição da publicação World Cruise Industry Review já está disponível e é gratuita. Os temas apresentados documentam com clareza o presente e futuro da indústria.
Polegares
"Se construístes castelos no ar, não terá sido em vão esse vosso trabalho; porque eles estão onde deviam estar. Agora, por baixo, colocai os alicerces."
― Henry David Thoreau