Apormar Notícias - 18nov2019

Sumário: História da indústria dos cruzeiros; Propulsão a hidrogénio está a chegar; Educação em quatro dimensões; Entrevista de sucesso; Mais carreiras na 6ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio; Licenciaturas para trabalhar em navios; Poluição e a indústria de cruzeiros; Apormar na World of Shipping Portugal; IMO 2020 - menos poluição atmosférica; Polegares.

SS Savannah 3 800x550.png


História da indústria dos cruzeiros

Relativamente falando, a indústria de navios de cruzeiros constitui uma inovação recente na história das embarcações marítimas. Cerca de 200 anos atrás, as pessoas viajavam de navio apenas quando era absolutamente necessário. Naquela época, as viagens marítimas eram perigosas, insalubres e monótonas. Actualmente, segundo a Organização Mundial do Turismo: “O sector dos cruzeiros está ainda em expansão e ainda não alcançou a maturidade, o que explica a forte taxa de crescimento anual acumulado que ultrapassa os 7%”, sendo portanto de esperar o aparecimento de mais e maiores desafios para este sector do turismo.“  Saiba Mais…

Propulsão a hidrogénio está a chegar

Para empresa norueguesa Havyard, o futuro da propulsão de navios é baseado na utilização de células de combustível com hidrogénio. O sistema em desenvolvimento pode ser instalado em novas construções ou adaptado em navios existentes e os navios com este sistema poderão navegar sem emissões em longas distâncias. Saber Mais…

Educação em quatro dimensões

"Não vivemos uma época em mudança, vivemos numa mudança de época". A evolução vertiginosa promovida pela quarta revolução industrial, provoca uma corrida entre a tecnologia e a educação. O Center for Curriculum Redesign (CCR) apresenta um modelo em quatro dimensões que coloca o foco nas pessoas e não nas instituições. Ver Vídeo…

Entrevista de sucesso

Se entregou o seu CV e conseguiu a marcação de uma entrevista, tem razões para festejar. Mas ainda faltam muitas fases até o processo de selecção chegar ao final. A primeira entrevista é decisiva e deve seguir algumas regras, para não deitar tudo a perder. Afinal, não preparar é preparar para falhar. Saber Mais…

Mais carreiras na 6ª edição

A 6ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio será maior em espaço e número de expositores, oferecendo ainda mais oportunidades de trabalho em navios. Estarão também presentes organizações que disponibilizam serviços de apoio a carreiras a bordo de navios, nomeadamente ensino especializado, certificação médica para marítimos, e muito mais. Saber Mais…

Licenciaturas para trabalhar em navios

A Universidade de Gibraltar irá realizar dois Open Days já esta semana: Quarta-feira 20 (16:00 - 17:30); Sábado, 23 de novembro (10:00 - 11:30). Os eventos incluem a oportunidade de conhecer a a Universidade, os cursos, os professores, os estudantes, e fazer uma visita às instalações e novas residências. Saber Mais…

Poluição e a indústria de cruzeiros

Todos - mesmo os executivos das companhias de cruzeiros - concordam que a poluição do ar que o sector gera precisa ser reduzida. Mas uma análise mais detalhada de como os navios de cruzeiro são regulados, deixa pouca confiança de que um novo padrão global para reduzir as emissões de enxofre causadoras de doenças, possa ser adequadamente aplicado. Saber Mais…

Apormar na World of Shipping Portugal

A Apormar vai participar na Conferência Internacional 2019 World of Shipping Portugal, com a apresentação do tema “Challenges and Opportunities for Maritime Education and Training”. O evento realiza-se nos dias 21 e 22 de novembro, em Carcavelos e conta com um painel de oradores e comentadores nacionais e internacionais. Saber Mais…

IMO 2020 - menos poluição atmosférica

A partir de 1 de janeiro de 2020, o limite de enxofre no combustível usado a bordo de navios que operam fora das áreas de emissões controladas, será reduzido para 0,5%. Esta regulamentação conhecida popularmente como IMO 2020, reduzirá significativamente a quantidade de óxidos de enxofre e os seus efeitos nocivos na atmosfera e na saúde das pessoas. Ver Vídeo…

Polegares

“Parece sempre impossível, até estar feito."

― Nelson Mandela