Proteção do Trabalho Marítimo

O trabalho a bordo de navios de mar é regulamentado por importantes convenções internacionais. Persistem no entanto formas de incumprimento em algumas companhias, pelo que é fundamental que os marítimos conheçam os seus direitos.

Os navios não são todos iguais. Além da sua dimensão, existem muitos outros factores que os diferenciam. De forma simplificada e para efeitos do presente artigo, podemos considerar três tipos de embarcações: (1) os navios de carga e os navios de passageiros (marinha de comércio); (2) os navios ligados à indústria, nomeadamente da pesca; e (3) os navios auxiliares (pesquisa, supply, etc.).
Em termos de proteção do trabalho marítimo, aos navios de carga, passageiros e auxiliares, aplica-se a convenção MLC (Maritime Labour Convention). Relativamente às embarcações ligadas à actividade da pesca, aplica-se a convenção ILO C188. Ambas são apresentadas de seguida, de forma detalhada.

Read More

6 boas razões para trabalhar num navio

Trabalhar num navio significa viajar, ganhar e poupar. A maior parte das pessoas desconhece a importância e a veracidade desta afirmação. Habituadas à vida e oportunidades em terra, onde se trabalha cada vez mais e se ganha cada vez menos, muitas pessoas perseguem um sonho que tarda em realizar-se. Face a um aumento de custo de vida aparentemente invisível, mas que se sente na ligeireza das carteiras, os dias vão passando, iguais.

Comprar uma casa, um carro ou montar um negócio, significa vender a alma aos bancos e passar a vida a pagar juros e dívidas. Existirá outra forma de pensar e de construir o futuro? Sim, existe e deve conhecer as suas características, para que possa tomar as melhores decisões.

Read More