Notícias Apormar – 17 março 2025 | Brasil presente na Feira de Inovação e Negócios Azuis – 5 junho 2025
/TÍTULOS DAS NOTÍCIAS:
Governo do Rio de Janeiro na Feira de Inovação e Negócios Azuis;
Declínio no consumo de peixe na UE;
Regulamento da ZLT de Viana do Castelo;
RTP mostra o mar do nosso futuro;
Corredor marítimo verde no Atlântico;
BlueInvest apoia inovação azul;
Poluição por navios na União Europeia;
Mapa da poluição no fundo do mar;
Ciber (in)segurança marítima;
Testemunho Programa Economia Azul;
Inovação na limpeza de meios aquáticos;
Polegares.
BRASIL PRESENTE NA FEIRA DE INOVAÇÃO E NEGÓCIOS AZUIS
O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai participar na FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis – dia 5 de junho, em Lisboa.
A representação será assegurada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), órgão de primeiro nível hierárquico da administração estadual do Rio de Janeiro.
A participação do Estado do Rio de Janeiro na Feira de Inovação e Negócios Azuis, visa apresentar o seu programa de Economia Azul, promovendo a circularidade e o desenvolvimento económico sustentável da região.
Desde 2023, o Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado em cooperação com a OCDE, para o desenvolvimento de um projeto de Economia Azul para a região metropolitana do Rio de Janeiro, que engloba mais de 13 milhões de habitantes, aproximadamente 80% da população do Estado.
Em 2024 foi desenvolvido um plano de ação, liderado no Estado do Rio pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e pela Secretaria de Energia e Economia do Mar.
A Feira de Inovação e Negócios Azuis junta empresas, academia, investidores, promotores de projetos, start-ups, empreendedores, governação – e todas as pessoas interessadas em inovação e negócios na economia azul. As dinâmicas do evento estão orientadas para o benefício de visitantes e de expositores, promovendo a divulgação de projetos inovadores; a captação de investimento; o estabelecimento de parcerias; e a concretização de negócios.
A Feira de Inovação e Negócios Azuis é um evento fundamental para desenvolver negócios e atividades relacionadas com a economia azul – incluindo energia oceânica, engenharia offshore, biologia marinha, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, tecnologia subaquática, engenharia naval e oceânica, construção e reparação naval, digitalização, portos e logística, transporte marítimo, descarbonização, drones, segurança e vigilância marítima, serviços marítimos, ciência oceânica, ambiente e sustentabilidade, turismo azul, entre outras.