Notícias Apormar – 6 setembro 2021 | Plano de ação ENM2030 identifica fragilidades e apoia marítimos
/SUMÁRIO: Plano de Ação ENM 2030 apoia marítimos; Reino Unido homenageia marítimos; Formação para praticantes; Skills com futuro no trabalho; Marinha dos EUA investe em 3D Print; Princess vai ter mais dois navios; Grécia, a maior potência marítima; Navios drone da SpaceX; Portugal vai ter mais energia offshore; 50% dos cruzeiros já em operação; Emissões de transportes na UE; Formação marítima no Reino Unido; Viking recruta para 32 posições; Polegares.
Plano de Ação ENM 2030 apoia marítimos
Sabemos que Portugal não tem sido um bom país para os marítimos. As razões são múltiplas e (re)conhecidas. Mas esta situação poderá mudar em breve. O plano de ação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, publicado em 1 de setembro, reconhece as enormes fragilidades do ensino e formação marítima nacional e propõe várias medidas, apoiando os marítimos.
Também a carreira profissional dos marítimos mereceu atenção, sendo apresentadas medidas para:
Melhorar os serviços prestados pela governação com a tutela desta área, acelerando a implementação da legislação em vigor (que continua a aguardar portarias quase dois anos após publicação);
Reduzir barreiras administrativas;
Eliminar a discriminação entre marítimos através da harmonização fiscal;
Desenvolver um estudo de benchmarking para identificar as melhores práticas no âmbito da carreira marítima, focado na organização, tipologia, progressão, formação e papel das entidades públicas e privadas.
Um plano de ação é como um mapa - oferece um ponto de partida e faz-nos sentir menos perdidos. Falta agora (querer) fazer o caminho. SABER MAIS…
Reino Unido homenageia marítimos
"Seafarers have been the lifeblood of nations for thousands of years. They spend months away from home, working on board ships that bring vital food and supplies, often in truly dreadful weather conditions. Thank you, thank you all. We work for your welfare on this and every day in acknowledgement of all you are and do."
Formação para praticantes
O Cadet prepara os praticantes para a transição da escola para o primeiro navio, garantindo que adquirem o conhecimento e as competências necessárias.
Skills com futuro no trabalho
A necessidade de habilidades manuais e físicas, assim como as cognitivas básicas, irá diminuir; mas a procura por skills tecnológicas, sociais, emocionais e cognitivas superiores irá aumentar.
Marinha dos EUA investe em 3D Print
A tecnologia de fabricação aditiva (3D print) permite encurtar as cadeias de fornecimento de componentes, garantindo a rápida disponibilidade em qualquer local.
Princess vai ter mais dois navios
Apesar da crise sentida devido à pandemia, a indústria de cruzeiros não para de investir e de crescer. A Princess tem mais dois navios encomendados, um deles já em construção.
Grécia, a maior potência marítima
Com cerca de 10 milhões de habitantes, a Grécia é a maior potência de transporte marítimo do mundo, com uma frota de 4 901 navios e quase 20% da capacidade de carga global.
Navios drone da SpaceX
A SpaceX não para de inovar, operando já três navios drone projetados para servir como plataformas flutuantes, onde os foguetões pousam após missão cumprida no espaço.
Portugal vai ter mais energia offshore
Com início em setembro de 2021, o projeto assenta em duas localizações. Em Portugal será instalada uma matriz de energia das ondas em conjunto com um parque eólico.
50% dos cruzeiros já em operação
A indústria de cruzeiros conta já com mais de 200 navios em operação, cerca de 50% da capacidade da frota global de navios oceânicos.
Emissões de transportes na UE
Um novo relatório conjunto da EMSA e da EEA mostra que, apesar de transportar 90% das mercadorias, a contribuição do setor marítimo para a poluição é menor do que a aviação ou o transporte rodoviário.
Formação marítima no Reino Unido
A UK Maritime and Coastguard Agency (MCA) é responsável pela certificação das escolas e dos marítimos. Conheça mais de 100 centros autorizados, com formação de qualidade. SABER MAIS…
Viking recruta para 32 posições
A Viking Cruises tem 32 oportunidades para trabalho a bordo dos seus navios oceânicos, nas áreas de cozinha, gestão, serviço a clientes, mesa, bar, audiovisuais, entre outras.
Polegares
"Trabalhe duro e em silêncio. Deixe que o seu sucesso faça o barulho."
― Dale Carnegie