Notícias Apormar - 14 junho 2021
/SUMÁRIO: Trabalhar num navio; ZEUS reina no oceano; Dia Internacional do Marítimo; Construção naval afirma-se; Amoníaco é combustível do futuro; Recrutamento para cruzeiros; Navios com controlo remoto; Sucesso na candidatura; Descarbonização - para onde vai o CO2; Vacina divide companhias; Dicionário do hidrogénio; Um problema de papel; Carnival regressa em força; Polegares.
Trabalhar num navio
Muito se questiona se o mundo vai ser igual ao que era antes da pandemia. Uma coisa parece certa: a vontade de viajar, de conhecer novos locais e de viver novas experiências não foi afetada. Antes pelo contrário, os cruzeiros estão a retomar atividade e rapidamente vendem os lugares disponíveis a bordo.
O recrutamento também já começou e muitos portugueses já embarcaram ou estão em fase de entrevistas, com boas perspetivas já este ano. Fica um conselho para quem pretende trabalhar em navios:
- Não preparar uma boa candidatura, é preparar para falhar o objetivo. Participar em formação especializada é um excelente primeiro passo para alcançar um contrato de trabalho a bordo. SABER MAIS...
ZEUS reina no oceano
O futuro da indústria marítima passa pela digitalização e pela descarbonização. Os grandes estaleiros já estão a preparar-se. O projeto ZEUS (Zero Emission Ultimate Ship) é um bom exemplo.
Dia Internacional do Marítimo
O Dia Internacional do Marítimo celebra-se, como sempre, a 25 de junho. A IMO já definiu o tema de foco em 2021: Um futuro justo para os marítimos (Fair Future for Seafarers).
Construção naval afirma-se
O estaleiro Navallethes de Viana do Castelo ganhou um contrato para a construção de 46 embarcações semirrígidas para Marrocos, no valor de 10 milhões de euros.
Amoníaco é combustível do futuro
23 empresas globais iniciam estudo conjunto para a utilização do amoníaco como combustível nos navios. No grupo estão a Equinor, K Line, Anglo American, TotalEnergies e a DNV.
Recrutamento para cruzeiros
Várias companhias de navios estão já a realizar recrutamento para navios de cruzeiros em oceano e em rios. A Viking apresenta algumas boas oportunidades.
Navios com controlo remoto
Os navios operados à distância através de controlo remoto são já uma realidade. O projeto da SeaOwl, conhecido por Remotely Operated Services at Sea (ROSS), é prova disso.
Sucesso na candidatura
Provavelmente já sabe que um CV é uma proposta de venda. E que a entrevista é uma reunião de fecho de negócio. Mas sabe o que o cliente (recrutador e companhia) querem comprar? SABER MAIS...
Descarbonização - para onde vai o CO2
As alterações climáticas são uma ameaça para o planeta. Os gases com efeito de estufa são a principal causa. O sequestro é uma das soluções (Carbon Capture and Storage CCS).
Vacina divide companhias
Muitas companhias anunciaram uma política de vacinação obrigatória para tripulantes e passageiros. Algumas invertem agora a decisão e aceitam passeiros não vacinados.
Dicionário do hidrogénio
Já sabe que o hidrogénio é o combustível do futuro. É tempo agora de conhecer melhor este extraordinário elemento e as suas várias cores, principalmente a verde e a azul.
Um problema de papel
Inventado em 1902 por Haviland Carrier, o ar condicionado foi criado sem qualquer preocupação com o conforto humano. Na realidade nasceu para resolver um problema de papel.
Carnival regressa em força
A Carnival Cruise retoma os cruzeiros nos EUA no dia 3 de julho, com o navio Carnival Vista. Seguem-se vários navios da companhia, com datas agendadas para julho e agosto.
Polegares
"Falhar em preparar-se é preparar-se para falhar."
― Benjamin Franklin