Notícias Apormar – 01 novembro 2021 | Alterações climáticas e transporte marítimo

SUMÁRIO: COP26 – Travar as alterações climáticas; Uma nova Maersk está a caminho; EconomiaAzul chega ao Brasil; Relatório INOVAR na Economia do Mar; Navegação autónoma em Amesterdão; Os medos do transporte marítimo; Descarbonizar o transporte marítimo; Companhia de cruzeiros procura candidatos; Companhia marítima procura colaboradores; Cruzeiros de expedição procuram tripulantes; EMSA procura especialistas; Energia eólica offshore imparável; Plástico e lixo no oceano; Polegares.


COP26 – Travar as alterações climáticas

A 26ª edição da conferência de negociações climáticas globais – conhecida por cimeira do clima ou COP26 – já começou!
COP significa Conferência das Partes (Conference of the Parties). Partes é a designação atribuída aos países ou entidades que assinam e ratificam um Tratado ou Convenção. COP26 refere-se à 26ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, de 1992 (United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC). Este ano a COP realiza-se em Glasgow, no Reino Unido. Teve início em 31 de outubro e prolonga-se até 12 de novembro, reunindo milhares de pessoas – delegados do governo, personalidades, empresas e media.

Os efeitos das alterações climáticas são devastadores para a sociedade e para o planeta. Entre os mais graves destacam-se os eventos meteorológicos extremos; a destruição de ecossistemas e a redução da biodiversidade; o aumento do nível da água do mar; e o impacto negativo no oceano. Todos eles contribuindo para mais fome, doenças, migrações e desigualdades sociais. O transporte marítimo é um dos setores mais pressionados atualmente, sendo urgente e prioritária a sua descarbonização. Acompanhe a COP26 – a sustentabilidade começa em cada um de nós! SABER MAIS…

Uma nova Maersk está a caminho

A Maersk iniciou um processo de transformação ambicioso, reinventando-se de empresa de transporte marítimo, para um integrador global de logística de contentores.

EconomiaAzul chega ao Brasil

O Instituto Claro do Brasil publicou uma reportagem clarificando o que é a economia azul e que desafios e oportunidades existem. A EconomiaAzul foi convidada, abordando vários casos de sucesso em Portugal. SABER MAIS…

Relatório INOVAR na Economia do Mar

O Relatório Final da Jornada INOVAR na Economia do Mar foi já publicado. Inclui os contatos das organizações e dos oradores; o resumo das apresentações; e um arquivo fotográfico/vídeo do evento.

Navegação autónoma em Amesterdão

Embarcações autónomas para transporte de passageiros e mercadorias nos canais de Amesterdão vão ser realidade em breve. Os protótipos vão iniciar testes.

Os medos do transporte marítimo

De acordo com o último relatório Global Maritime, as questões ambientais estão no topo da lista de "medos" da indústria marítima global. Mas há mais motivos para preocupação.

Descarbonizar o transporte marítimo

Descarbonizar o transporte marítimo implica abandonar os combustíveis fósseis. Mas o custo do combustível representa 20% dos custos de operação de navios graneleiros sólidos e 35% nos porta-contentores. Atualmente os combustíveis alternativos são 2 a 8 vezes mais caros que os combustíveis fósseis. Quem vai pagar a diferença?

Companhia de cruzeiros procura candidatos

Importante companhia de cruzeiros tem várias oportunidades em aberto para trabalhar a bordo dos seus navios. A sua plataforma de recrutamento oferece ainda informação útil sobre carreiras a bordo.

Companhia marítima procura colaboradores

Companhia marítima que suporta dezenas de navios de cruzeiros, auxiliando na construção, manutenção e reforma de navios e no recrutamento de tripulações técnicas, procura colaboradores.

Cruzeiros de expedição procuram tripulantes

Companhia de gestão de serviços de hotel a bordo dos navios de várias companhias de cruzeiros de expedição e boutique, procura tripulantes.

EMSA procura especialistas

A EMSA procura especialistas marítimos cuja experiência complemente o seu conhecimento interno e que poderão contribuir através da participação em projetos, formações, eventos e seminários.

Energia eólica offshore imparável

A Dinamarca e os EUA revelam planos ambiciosos para aumentar rapidamente a produção de energia, a partir de aerogeradores instalados no oceano. A Dinamarca vai, inclusive, construir uma ilha artificial a 100 km da sua costa.

Plástico e lixo no oceano

O último teste realizado pela The Ocean Cleanup conseguiu capturar mais de 20 toneladas de lixo plástico no oceano. É uma quantidade infinitesimalmente pequena (cerca de 11 milhões de toneladas de plástico acabam no oceano todos os anos), mas constitui uma prova de conceito. SABER MAIS…

Polegares

"Sem grande solidão, nenhum trabalho sério é possível."

― Pablo Picasso