Notícias Apormar – 18 outubro 2021 | Profissões azuis, ensino marítimo e muito mais
/SUMÁRIO: Estrelas da Jornada INOVAR na economia do mar; Zero candidatos requer investigação; Competências para marítimos; Mapa de competências para marítimos; Profissionais de transportes na UE; Profissões marítimas em 2020; Profissões marítimas em 2035; Museu da Extinção Marinha; COP26 com alojamento em ferries; Mulheres no transporte marítimo; Simulador para navios autónomos; 7 geradores de emissões GEE; Polegares.
Estrelas da Jornada INOVAR na economia do mar
A Jornada INOVAR na Economia do Mar, uma das medidas de ação do projeto INOVSEA, revelou-se um enorme sucesso registando elevada adesão presencial e online. Várias personalidades partilharam conhecimento, visão e experiência, identificando desafios e oportunidades.
Entre as apresentações de particular interesse para os marítimos (pessoas que trabalham a bordo de navios), destacou-se a valiosa e franca partilha de Pedro Figueira, técnico superior do For-Mar no polo da Nazaré. Veja o vídeo do evento. VER VÍDEO…
Zero candidatos requer investigação
O ensino superior marítimo nacional não conseguiu captar nem um candidato para engenharia eletrotécnica; em engenharia de máquinas sobraram 32 vagas por ocupar. Este facto insólito requer investigação e publicação de conclusões – o que não se conhece não se gere; o que não se gere não se melhora. SABER MAIS…
Competências para marítimos
O projeto SkillSea visa garantir que os marítimos europeus possuem competências digitais, ambientais e sociais, necessárias para o mercado de trabalho marítimo em rápida mudança.
Mapa de competências para marítimos
O projeto SkillSea envolve o trabalho de várias organizações de prestígio internacional, estando prevista a publicação dos resultados do seu trabalho. O mapa das competências necessárias está já disponível.
Profissionais de transportes na UE
O setor dos transportes emprega mais de 10 milhões de pessoas na UE, encontrando-se em rápida evolução devido à automação, eletrificação e ecologização. É imprescindível alterar conteúdos, ferramentas e metodologias no ensino e formação dos profissionais de todas as áreas de transportes.
Profissões marítimas em 2020
O oceano em geral e o transporte marítimo em particular, oferecem um vastíssimo mundo de oportunidades profissionais, a maior parte desconhecidas do público. Falta boa informação e comunicação.
Profissões marítimas em 2035
O oceano ganha visibilidade a cada dia que passa, por boas e por menos boas razões. Se já hoje é um mundo de profissões e carreiras, imagine o que aí vem em 2035!
Museu da Extinção Marinha
“É de máxima urgência resolver e evitar a degradação do oceano e o declínio da biodiversidade provocadas pelo Homem, se queremos inverter a autodestruição. As pessoas devem conhecer, valorizar e proteger a riqueza natural das nossas áreas marinhas." SABER MAIS…
COP26 com alojamento em ferries
A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, também conhecida como COP26, será realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro. Irão ser usados dois ferries como alojamento para os visitantes.
Mulheres no transporte marítimo
Apenas 2% dos tripulantes de navios são mulheres. Destas, menos de 1% trabalham a bordo de navios de carga. Em terra, as mulheres constituem 40% da força de trabalho do setor marítimo, mas apenas 1% ocupa cargos de gestão de topo.
Simulador para navios autónomos
A Wärtsilä Voyage irá entregar um simulador de navegação de última geração ao Centre of Excellence in Maritime Safety (CEMS) de Singapura, para preparar os marítimos para a gestão remota de navios e a operação de navios autónomos.
7 geradores de emissões GEE
A produção de cimento, aço, alumínio e produtos químicos, junto com os navios, aviões e camiões, são blocos de construção da economia global. Mas estes sete setores são atualmente responsáveis por 30% das emissões de gases de efeito estufa (GEE). A Mission Possible Partnership quer alterar a situação.
Polegares
"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou."
― Albert Einstein