Qualificação de Recursos Humanos no Setor Marítimo

MAR+ publica o Relatório e Apresentação “Qualificação de Recursos Humanos no Setor Marítimo“, trabalho realizado no Mestrado em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

RH-MAR 800x534.png

RESUMO
“A qualificação de recursos humanos no setor marítimo constitui um desafio permanente e complexo. A economia do mar abrange hoje múltiplas áreas de atividade, algumas delas com requisitos especiais de acesso e de certificação, reguladas por convenções internacionais, obrigando a um estudo detalhado de definição, classificação e diferenciação.
Torna-se também obrigatório caracterizar o emprego e as diferentes possibilidades de desenvolvimento de carreiras profissionais, as instituições dedicadas ao ensino e formação e as instituições que regulam determinadas profissões, caracterizando as indústrias em termos de abundância ou escassez de recursos humanos qualificados, na atualidade e de forma prospetiva, procurando identificar tendências e oportunidades.
Finalmente, aos números alcançados e factos percebidos, deve ser adicionada uma reflexão introspetiva e social, não esquecendo nunca que por detrás destes, sempre estão pessoas.”

ALGUMAS CONCLUSÕES
“A qualificação de recursos humanos é fundamental hoje e amanhã, nas sociedades menos desenvolvidas e nas mais avançadas. O ser humano é uma máquina criativa e construtiva de soluções; a aprendizagem e a melhoria contínua são a melhor garantia da sua sustentabilidade.
O futuro vai influenciar e ser influenciado pela disponibilidade de recursos humanos qualificados, exigindo a reinvenção de metodologias e processos de qualificação no presente, orientados por princípios e valores sociais dos quais nos desviámos no passado.
As instituições de ensino deverão ter sempre presente a sua missão – servir a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e harmonia, através da captação de novos alunos, promoção do ensino e da formação, e apoio à integração profissional e ao desenvolvimento de carreira. Infelizmente, muitas instituições estão fortemente politizadas, servindo interesses particulares e outros, nocivos para a sociedade e atuando de forma limitada, desperdiçando ou não aproveitando devidamente os recursos postos à sua disposição.
– As pessoas precisam de orientação e de vocação;
– As instituições de ensino e de formação precisam cumprir a sua missão e propósito;
– As boas empresas estão no bom caminho;
– A governação precisa de ação; a governação precisa de revolução.”

LER RELATÓRIO E APRESENTAÇÃO