CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA INFORMAÇÃO DETALHADA
Máximo Azul (PDF)
Máximo Azul (PDF)
O livro Máximo Azul fala de pessoas gigantes e de um Oceano único, juntos numa história genuína. Descreve uma viagem que tem início na adversidade, passando por várias paisagens humanas, descobrindo mulheres e homens que se entregam, servem e salvam. O texto e ilustrações pretendem ajudar todas as pessoas doentes e homenagear todos os profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares, voluntários, técnicos e muitos outros. ***Distribuição gratuita versão PDF***
Máximo Azul
Este livro fala de saúde e da sua importância na nossa vida, e é dirigido a quem dela mais precisa. Foi escrito para quem se interroga, sofre e procura ajuda; também para quem está perto e cuida, para quem está presente e ama. Os seus nomes são a razão e inspiração de cada pensamento e de cada palavra. Este livro pretende ser um companheiro de viagem, nos dias suportáveis e nos dias impossíveis; nos dias raros e nos dias injustos.
É também uma homenagem a quem se entrega, serve e salva – médico, enfermeiro, auxiliar, técnico, voluntário, profissional de saúde. Uma enorme multidão de gente está presente – crianças, jovens, homens e mulheres, vindos de todos os cantos e cores – expressando a sua admiração e gratidão pela sua vocação e presença; pelas suas mãos, voz e sorriso. Sempre estaremos em dívida.
Ficha técnica
Título: Máximo Azul
Autor: Álvaro Sardinha
Ilustrações: Paula Ruivo
Data de lançamento versão PDF: 8 junho 2020
Data de lançamento versão em papel: 8 junho 2024
Nº de páginas: 171 páginas
Distribuição gratuita da versão PDF
O livro Máximo Azul partilha uma história que pode ajudar pessoas com saúde debilitada ou seriamente ameaçada, constituindo, em simultâneo, uma homenagem devida a todos os profissionais de saúde. Por esta razão a distribuição da versão PDF é gratuita para todas as pessoas, com particular destaque para pessoas doentes e profissionais de saúde, sem fronteiras.
Excertos de “Máximo Azul”
“Outros, são os olhos com que realmente devemos ver. Afinal, é nos outros que nos encontramos.”
“Caminhámos frente a frente e lado a lado, por percursos planos e por relevos procurando luz e claridade, evitando cair em armadilhas e batalhas. Não havia nada a vencer. Havia sim muito a descobrir. Assim fomos, médico e paciente, de alma dada, construindo lentos e apressados os alicerces para outras páginas. Bem dimensionados, viriam a revelar-se fundamentais para os dias que se aproximavam.”
“As saudades andavam por ali e diziam nomes. Gostava do que via e escrevia em cartas o que sentia. Outras palavras eram escritas, mas não viajavam para lugar algum. Eram dedicadas ao mar ali mesmo ao lado. Todos os dias e noites Máximo admirava as suas formas, as cores e a voz. Rendeu-se - estava apaixonado pelo Oceano.”
“Uma classe de heróis – os homens e mulheres que trabalham e apoiam na área da saúde, tantas vezes maltratados e não reconhecidos, viria de novo a erguer-se e a agigantar-se numa demonstração de coragem, sacrifício e humanidade.”
O Autor
Álvaro Sardinha é consultor especializado em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, colaborando atualmente em projetos de visibilidade internacional.
É Mestre em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, com mérito, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FD-UNL). Concluiu a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital, na Universidade de Lisboa. É licenciado em Engenharia de Máquinas Marítimas.
Do seu trabalho recente destaca-se a autoria da Estratégia de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas, desenvolvida para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); e a autoria do Plano de Ação do Projeto INOVSEA – Desenvolver a Economia do Mar em Regiões Costeiras.
Acumula vasta experiência profissional e em empreendedorismo, sendo o fundador e gestor do Centro de Competência em Economia Azul; da Apormar; da Feira de Emprego e Carreiras Azuis; e da VIA AZUL carreiras azuis.
Fundador do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), realizado regularmente em Portugal e também em Angola, Brasil e Timor-Leste.
Autor dos livros “Mar, a Terra dos Segredos”, “Objetivo Trabalhar num Navio”, “Direito e Economia do Mar”, “Máximo Azul” e de vários estudos sectoriais.
Voluntariado
O livro Máximo Azul não tem personagens secundárias. Todas são principais. Uma delas - a Dra. Maria de Jesus Oliveira - habita todos as frases e parágrafos das histórias partilhadas. E disponibiliza-se para ajudar quem mais precisa, esclarecendo questões relacionadas com situações de cirurgia geral.
A seu pedido e com a sua generosa autorização, partilhamos os seus contactos: oliveira.mariajp@gmail.com e +351 912 439 109