CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA INFORMAÇÃO DETALHADA
Mar, a Terra dos Segredos (PDF)
Mar, a Terra dos Segredos (PDF)
O livro digital Mar, a Terra dos Segredos, resulta da experiência real de trabalho a bordo de um navio de cruzeiros, tendo sido escrito ao longo de 6 meses de navegação. Foca o lado humano, a vida social e profissional a bordo de navios, as emoções, as oportunidades, os desafios, as adversidades. Adicionalmente, descobre uma janela a todos os que olham o Mar como um caminho de futuro. Leitura recomendada a jovens e estudantes, profissionais do sector marítimo, pessoas em transição de carreira, apreciadores de boa leitura e a todos os que olham o Mar com sentidos.
Ficha técnica
Título: Mar, a Terra dos Segredos
Autor: Álvaro Máximo Sardinha
Ilustrações: Paula Ruivo
Editora: Chiado Editora
Data de lançamento: Maio 2015
Nº de páginas: 122 páginas
Formato: 15 x 22 cm
DIGITAL, formato PDF
Entrega
Este Manual é digital e é entregue em formato PDF. O acesso ao ficheiro é imediato após pagamento com cartão de crédito ou Paypal. Se efectuar o pagamento por transferência bancária, receberá o ficheiro via email após confirmação da operação bancária.
Excertos de “Mar, a Terra dos Segredos”
“Esta é uma história de um homem que não esqueceu ser criança. Que sabe a vida como coisa séria mas arrisca e sublinha sorrisos. Esta é a história de um homem que morreu cedo. Que renasceu com tempo para construir tudo de novo. Não melhor que antes. Diferente. Com sentidos. Com sentido. Esta é a história de um homem apaixonado. Pela vida, por uma mulher, por uma família. Pelas pessoas. Que aceitou a imperfeição e se rendeu ao amor e à partilha. Também a Deus. Esta é a história de um homem Feliz.”
“A liberdade está aqui mesmo ao lado. Há que olhar para o lado certo. A fronteira não chega sequer a ser uma linha. Antes um azul, um aroma, uma memória. Ou até mesmo nada. O presente é generoso e farto, sem pressa de futuro. Não é mais, nem menos um dia. Os afetos estão no lugar certo. Confirmam-se. Ganham nomes e crescem. Saudade e saudavelmente.”
“Cada dia é uma bênção, o início de uma nova história. Cada dia coloca-nos no palco e pede-nos ação. Com excelência. Sem representação. Sem viver a vida de outros. Cada dia exige compromisso, valor e respeito. Não existe outra forma.”
“Eu penso assim. Não encontro outra explicação. O Mar é o lado feminino do planeta terra. Imenso, pleno de vida, temperamental, perfumado, sensual, secreto.”
“Não receies o erro nem lhe dês razão. Não deixes que se vista de ti e faça seus, os teus passos. Experimenta, ousa, acontece sem receio. Vive a vida como quem escreve um livro. Com sede e com fome, com ideias e com ideais. Impacta a vida que te rodeia com a tua marca exclusiva. Em cada final de dia, questiona-te se valeu a pena. Se sentes o coração vibrar, de mágoa, de saudade ou de paixão, seja do que for. Mas o que for, que seja teu e que te faça gritar, chorar ou sorrir.”
“Sinto-me um homem sem bandeira. Gosto desta liberdade. Melhor, amo esta liberdade. As bandeiras dividem as pessoas, empobrecendo a humanidade. A divisão deveria ser permitida apenas para pão e coração. Nunca para a mente.”
“Se queres estar bem a bordo de um navio, não deixes o tempo passar apressado para outros destinos. Segue orientações mas não esperes por vozes de comando ou manual de instruções. Descobre e renova-te em cada dia. E falando de investimentos, seguros e certos de elevados ganhos de curto a longo prazo, considera as opções por conhecimento, aprendizagem, desafio e obra feita. Com evidências declaradas.“
“Bicho raro, é o teu e o meu nome. Somos diferentes e o mundo estranha. Que estranhe, não lhe chamamos dono. Se pertencermos, e é muito bom pertencer, que seja a um grande amor.”
“Tantas histórias de Marítimos escutadas, assegurando dias ásperos, tinham-me assustado, sequestrado a coragem e exigido desproporcionado resgate. Não foi bem assim. Não é bem assim.”
“Arcos e íris choveram-me completo. Lembro-os mornos e abundantes. A vida quis-me mais nesse dia. Aproximou-se e, sem maneiras, tomou-me de abraços e levantou-me do firmamento. Perdi-me.”
“Existe um défice de líderes no Mar. Vais encontrar muitas pessoas a dar ordens. Vais sentir poucas competências sociais. Vais ficar desapontado, até mesmo triste e irritado. Pensarás “Não deveria ser assim”. Tens razão. Liderança corresponde a partilha de responsabilidades, trabalho de equipa e celebração. Não implica desrespeito nem sequer é palco de estrelas.”
“Queria dizer-te o quanto te amo. Queria sussurrar-te ventos de paixão. Queria colher frutos nos teus braços. Queria brincar e correr de mão dada pelos teus campos. Pertencer-te.”
“Num navio, a paisagem pode mudar de altas montanhas para infinitas planícies, em poucos segundos. Mais rápido que as mudanças de tempo. Por esta razão, a falta de conhecimento é algo muito perigoso. Igualmente, a ausência de uma perspetiva 360, do espaço e das pessoas. É fundamental estar preparado para os piores cenários. E para a melhor performance.”
“Passaram por ali as quatros estações do ano numa correria. Brilhou o sol e choveu a cântaros. E não percebemos nada. Percebemos tudo.”
“Trabalhar num navio não é o problema. O problema é acreditar que tudo está feito. E bem feito. Que sempre se fez assim. Esquecer a questão e os porquês. Adormecer a paixão de aprender, avaliar, formar, evoluir, desafiar, crescer. É fundamental captar vitalidade, desenvolver e fixar talento. Gerir e liderar, construir equipas, comunicando, motivando. Um centímetro mais de competitividade, a cada novo dia. Uma cultura empresarial.”
O Autor
Álvaro Sardinha é formador e consultor especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável, colaborando atualmente em projetos de visibilidade internacional.
É Mestre em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, com mérito, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FD-UNL). Concluiu a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital, na Universidade de Lisboa. É licenciado em Engenharia de Máquinas Marítimas.
Do seu trabalho recente destaca-se a autoria do Plano de Ação INOVSEA (Inovação e competitividade na economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego). É ainda consultor no projeto Ericeira WSR+10 (economia azul, surfonomics, turismo e desenvolvimento sustentável). Desenvolve também ações de divulgação e promoção da economia azul e de carreiras azuis, realizando palestras e participando em conferências, a nível nacional e internacional.
Acumula vasta experiência profissional e em empreendedorismo, sendo o fundador e gestor da iniciativa ECONOMIAAZUL; da APORMAR; e da Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio.
Autor dos livros “Mar, a Terra dos Segredos”, “Objetivo Trabalhar num Navio”, “Direito e Economia do Mar”, “Máximo Azul” e de vários estudos sectoriais.
Métodos de pagamento
Os métodos de pagamento aceites incluem cartões de crédito (VISA, Mastercard, American Express, Discover) e Paypal. Se não puder ou não desejar utilizar estes métodos de pagamento, poderá realizar o pagamento por transferência bancária, devendo completar o formulário abaixo. Os dados bancários são apresentados imediatamente após submissão do formulário.